top of page
marca-letra-C.png

Comissão de Cartéis: Ida Freitas (coordenadora), Tamiris Sapucaia e Vera Edington

 

Ao decantar os elementos da palavra CARTEL, a surpresa se escreveu em anagrama. Ali se encontrava, espelhada, letraC! Esse espaço do Fórum do Campo Lacaniano Salvador mantém a aposta no trabalho em cartéis e se dedica a zelar pelos princípios desse dispositivo. Acolhe as propostas, cuida da constituição, orienta o trabalho de cartel e propõe espaços onde os cartelizantes possam trazer a público suas produções e também as crises enfrentadas no percurso.

 

Assim, esta Comissão de cartéis tem como finalidade animar nossa comunidade para o trabalho a partir desse dispositivo, órgão de base da Escola, fundamental para a formação do psicanalista.

Em “Ato de fundação” (1964), Lacan apresenta o cartel como base da Escola e como dispositivo que faz resistência à normatividade, à burocratização e à mestria. Cartel como uma dobradiça que dá acesso a uma Escola de psicanálise, enlaçando, inclusive, intensão e extensão; enlace esse que ata, sem, contudo, obturar o furo no saber. Uma fórmula arriscada (A) e provocadora, que convoca ao trabalho em favor da causa analítica.

 

Um pequeno grupo de trabalho. Três a cinco pessoas se escolhem a partir de um tema em comum, no qual o mais-um, uma função, eleito entre os próprios cartelizantes, relança o desejo e provoca o avanço da pesquisa. Faz barra aos efeitos de grupo e promove a circulação da palavra. Com o prazo de até dois anos de trabalho, convoca, antecipadamente, o produto de cada participante, e, incluindo o princípio de dissolução, prevê a necessária descolagem do grupo; colar, (de)colar, descolar, que endereça uma produção à comunidade analítica, fazendo, assim, “Escola”.

 

Ao final, isso é o que causa um a um em sua escolha pela psicanálise; um desejo decidido e uma aposta, que, para além de amarrar o singular e o coletivo, convocam-nos a dar tratamento ao real na formação do psicanalista.

Aquele que desejar participar de um cartel deverá entrar em contato com a coordenadora de Cartéis do FCL-SSA, Ida Freitas, pelo e-mail espacoletrac.forumsalvador@gmail.com. Poderá, também, solicitar acesso ao Mural do Cartel do FCL-SSA, onde acompanhará as notícias sobre temas propostos.

 

Pois então: “Vão. Reúnam-se, colem-se vários, durante o tempo necessário para fazer algo e depois se dissolvam para fazer outra coisa”[1].

Para mais informações sobre a programação completa do espaço letraC acesse a aba "Programa".

______________________

[1] LACAN, Jacques. O Seminário, livro 27: dissolução. 1980. Inédito.

/

Cartéis em funcionamento

Declarados em 2023

 

A psicanálise e o racismo, o racismo e a psicanálise

Cassilene Reis, Daiane Nascimento, Tatyane de Paula, Bruna Rocha (Mais-um)

 

O ato psicanalítico

Ida Freitas, Juliana Miranda, Renata Badaró, Sérgio Garrido, Thaine Araújo, Ester Gelman (Mais-um)

 

Seminário XX – Mais, ainda

Alba Nascimento, Bruna Rocha, Larisa Castro, José Nascimento, Isadora Teixeira (Mais-um)

 

As (de)formações do inconsciente

Milena Azevedo, Olga Amazonas, Ricardo Melo (Mais-um)

 

Projeto para uma psicologia?

Juliana Santos, Olga Amazonas, Ana Flávia Fattore (Mais-um)

 

Branquitude e Psicanálise

Caroline Boa Sorte, Joanna Neves, Pollyana Almeida, Tamiris Sapucaia, Vera Edington, Sheyna Vasconcellos (Mais-um)

Amor, Sexualidade, Feminilidade

Alice Weber, Camila Ferreira, Catarina Silva, Pedro Brasileiro, Olga Amazonas (Mais-um)

O lugar dos pais na Psicanálise com Crianças

Jane Rocha, Lorenna Carvalho, Thaine Araújo, Isadora Teixeira (Mais-um)

A transmissão da falta

Danielle Figueiredo, Ana Carolina Oliveira, Vera Edington, Laíse Caldas, Carla Góes, Tamiris Sapucaia (Mais-um)

Cartéis interfóruns com membros do FCL-SSA

Estruturas Clínicas

Ana Sampaio, Denise Guedes, Tatyane de Paula, Pedro Brasileiro (Mais-um) - Fóruns: Região Serrana, Rio de Janeiro e Salvador

 

Cem anos de solidão

Flávia Tereza, Francina Sousa, Pricila Souza, Vera Edington, Zilda Machado (Mais-um) - Fóruns: Belo Horizonte, Brasília, Mato Grosso do Sul e Salvador

As Marcas de uma Psicanálise

Fernanda Costa, Jéssica Caiado, Juliana Sperandio, Cinthia Vernus, Andréa Lima (Mais-um) - Fóruns: Brasília e Salvador (EPFCL-Brasil); Lyon e Paris (EPFCL-França)

A maternidade e desejo da mulher

Andréa Fernandes, Cecilia Randich, Elynes Lima, Julieta de Battista, Victoria María, Simão Monteiro (Mais-um) - Fóruns: FCL-SSA, FCL-Fortaleza, FPL-Itália, Foro Analítico del Río de la Plata e Fórum Psicanalítico de Porto Rico

Declarados em 2024

Seminário A Angústia

Ana Flávia Fatore, Célia Fiamenghi, Cármen Lavigne, Mônica Venâncio, Andréa Fernandes (Mais–um)

Cartéis em formação

bottom of page